sábado, 27 de junho de 2020

Trovas Especiais: Rimas Em Consoantes / Antonio Cabral Filho/Rj

TROVAS ESPEPCIAIS: RIMAS EM CONSOANTES


-suplementoliterariominasgerais-


Se observarmos atentamente, em qualquer meandro da vida, profissional, artístico, mental, tudo que pára, morre. Por isso, eu vejo como necessário se revolucionar o tempo todo. Experimentar, seria a palavra correta.

As artes são o melhor exemplo disso. Estão aí as vanguardas estéticas para assegurarem o que digo. Na ciência então,  nem se diga. Sem experimentação, nada avança. E por que a trova deveria ser diferente? Os Trovadores, inclusive, são exemplo disso. É preciso ressaltar que a TROVA que conhecemos hodiernamente vem do ROMANCE, composição poética longa, feita para apresentação nas cortes européias. Daí, vem a quadra e desta, nasceu a trova com versos setessilábicos, sentido completo e rimas em aabb, abba e abab.

Mas pára aí? Por quê? Particularmente, entendo eu que tudo merece progresso e a trova também. Em relação aos sistemas de rimas muito já se especulou e a melhor solução aí jáz. Mas e em relação à sílaba tônica? Quem convencionou que só podemos rimar a partir da vogal? Pelo pouco que entendo de fonética, a consoante é o fator determinante do som. Todas as palavras da língua portuguesa são pronunciadas sob o comando das consoantes e as vogais são apenas auxiliares, nada mais.

Dito isso, considero justificada a minha defesa da RIMA CONSOANTE. Outrossim, quero registrar que não estou inventando nada nem distorcendo o patrimônio dos “descobridores da pólvora”, pois o que estou fazendo consiste apenas em ressaltar um aspecto subjacente à composição poética denominada trova. Só isso. Os trovadores sempre praticaram esse tipo de rima; apenas não lhe deram a devida importância. Mas resta uma questão: saber até que ponto praticavam esses valores estéticos conscientemente.

Reuni a baixo uma seleta, onde encontrei trovas com um par e outros contendo os dois pares de rimas. Seria por acaso?

Qualquer hábito comprova

E tem a vênia da toga,

Deixar que façam da trova

Fórum onde vogal voga.

&

Que minha saudade embasa,

É razão pra ir embora.

Ou eu vou perder o basa

E meu vôo pra Bora-bora.

&

Já vi muito falso nobre

Cair do salto por pouco,

E revelar-se um inobre

Só por ouvir um pipoco.

&

Não faço idéia do quanto

Me faz sofrer a desdita,

Mas sei muito bem do pranto

E das ordens que me dita.

Antonio Cabral Filho/RJ

*

Foi feito assim nosso lance,

aconchego em demasia

no ouvido um relance:

A madrugada está fria!

Lucy Almeida AL

*

Dando -lhe um gelo de cão...

pela minha intemperança...

causei grande furacão,

fogão de lenha a lembrança.

Luzimagda/M G

*

Dando-lhe um gelo do cão

Não aguentei a cobrança

Fiz meu cuscuz de flocão

Fogão de lenha...a lembrança

Beth Iacomini MG

*

Da mulher que eu amo tanto

o seu fogo é de vulcão,

eu fico igualmente um santo

lhe dando um gelo do cão.

José Nilton - PE

*

Os sonhos da mocidade

Guardo-os todinhos, meu bem...

- Hei de mostrar à saudade

Quanto vale um querer bem!

Venina Jotha

*

A julgar pelas lições

Que o mundo vive a nos dar,

Verbo algum tem variações

Como as tem o verbo amar.

Nicolino Limongi

*

Desta saudade infinita

Não guardo mágoas, porque

Foi a coisa mais bonita

Que me ficou de você.

&

Ver-te em sonhos me complica.

Não quero ver-te, meu bem!

- O sonho apenas duplica

A saudade que se tem.

Aparício Fernandes

*

Não quero falar contigo

- Eu juro a todo momento!

Mas, quando falas comigo,

Esqueço o meu juramento...

Clênio Borges

*

Eu te amo e ainda perguntas

Se há jura em minhas respostas...

Não vês que nossas mãos juntas

Valem mais do que mão postas?!

Antonio Carlos Teixeira Pinto

*

Dentro da trama indizível

Das mais ternas emoções,

O amor é o fio invisível

Que entrelaça os corações.

Raymundo Travassos Alvim

*

Pra não separar , jamais,

eu me aqueço entre seus braços.

O nosso amor e " demais"...

Tão fortes são nossos laços!

Silvia M Svereda/PR

*

Saudades, meu amorzinho

Tempos que não voltam mais

Te enrolava o meu pezinho

Pra não separar jamais.

Lina – MG

*

Cheirinho de bom tempero,

suave qual do jasmim,

é teu zelo, é teu esmero

aquecendo o amor em mim

Ariete Regina - RJ

*

Vai botar mais um na lista,

infectado por corona;

quer ficar sempre na pista

e o vírus pega carona.

Zilnete Moraes – RJ

*

Contida na brevidade,

Mal ela nasce... termina;

E não há jeito, é verdade:

Curta é, mas se dissemina!

&

Curta é, mas se dissemina

A trova nos sete versos,

Aos poetas rica mina

Dos dotes os mais diversos!

Oliveira Caruso - RJ

*

*Um abraço apertar*

Você de encontro ao meu peito

Minha amizade te dar

Com carinho e com respeito.

Alba Valéria-GO

***

Bom, diante do conjunto de exemplos acima, creio ter reunido o suficiente para quem queira exercitar essa modalidade de rima, a rima CONSOANTE.

 Antonio Cabral Filho/Rj

27/06/2020

***

Um comentário: