terça-feira, 9 de junho de 2020

VERSIFICAÇÃO * Lina Ramos - PI

VERSIFICAÇÃO
-Foto: Agnaldo Rocha-

LINA RAMOS - PI

SONETO
A
B
B
A

A
B
B
A

C
D
E

D
E
C
Está aí um esquema para preparar um soneto. Cada letra diz sua posição e rima a que pertence.
.
O poeta não tem especialidade, tem sim obediência a sua inspiração.
Aprendi ver assim quando quiseram me convencer que eu sendo filha de repentista, não precisava estudar, pois estava na veia: na veia só há sangue, nada além.

SEXTILHAS
Dança é meio e fulga
Falou bem meu coração
Eram tristes os meus dias
Firmes na imposição
Um basta  tudo virou
Saltei àquela solidão

Viemos pra decidir
Meu corpo todo pedia
Insinuar outros modos
Mas onde me caberia
Se gemesse ou chorasse
O instrutor desistia

Sem por mais  intervenção
Decidida pus de lado
Lembrei os pares da  dança
Às alegrias do passado
A timidez me puxou
Descartei o seu recado

Foi pra mim celebração
Em dois tempos fui cordão
A condutora soldado
Somos como são irmão
Se cai um o outro panha
Seguro em nó de mão

Assim eu perdi  às dor
Vou ao doutor a passeio
Sarei com  amor vinho pão
Deu certo já sou recheio
Ajuntei e me dividir
Idade não interveio

Somos todos só aprendiz 
Não há um maior valor
As quedas que eu levei
Revela só como sô
Quem vai para ensinar
Não pensa ser professor.
Lina Ramos - PI

Toda manhã eu prometo
Faremos um novo acerto
Conserto para esse amor
Que virou um mal concerto

Já nesse alvorecer 
Não viverei nessa sobra
Foi tolice enaltecer
Restou ferida na dobra

   Esse seu modo imposto
Fez me perder como seu
   Ao revirar o meu gosto

   Vai sentimento ruim
Sou um pecado só meu
Tirei seu jeito de mim

Septilha

Num grupo meio incerto
Eu ando e faço parte
A frase que eu te diga
Desejo vida com arte 
É estilo  coração
Mas troco pé pela mão
Quando desejo um aparte.
Lina Ramos - PI

Oitava

Eu como aprendiz e poeta
Solto palavras sem seta
Sonho uma vida completa
Sobreponho a armadilha
Sedento sou o abandono
A noite seca meu sono
Coração chora sem dono
Nessa jornada sem trilha
Lina Ramos - PI

Trova

Se é pouco para ti 
Para mim já é demais
Saber que meu Piauí
Tem tudo e muito mais.
Lina Ramos - PI

Fragmentos

Não amo mais você
Posso até jurar
Já esqueci seus beijos
Seus lábios macios
corados carnudos
E sua doce e meiga
maneira de amar.

Lina Ramos.
Teresina Piauí.

Poesia intimista
Estilo livre
Não metrificada
Sentimento amor.
LinaRamos PI

RIMAS

A  tá - zão
B bri - sa
B li - za
A a- ção

A da - do
B  si - no
B  ti - no
A  la - do

C  vem
D  duz
E  mei

D  luz
E  sei
C  tem
LINA RAMOS - PI

Toda manhã eu prometo
Faremos um novo acerto
Conserto para esse amor
Que virou um mal concerto

Já nesse alvorecer 
Não viverei nessa sobra
Foi tolice enaltecer
Restou ferida na dobra

   Esse seu modo imposto
Fez me perder como seu
   Ao revirar o meu gosto

   Vai sentimento ruim
Sou um pecado só meu
   Tirei seu jeito de mim

Última recomendação

Fazer cachorro  cansado
Ficar o corpo parado
Adoece o coração.

Lina Ramos - PI

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário